Mossró/RN 03.06.2014

Mossró/RN 03.06.2014

Calendário de vacinação atualizado é importante também para adultos

 

Como Mossoró fica entre duas cidades-sedes, Natal e Fortaleza, e também deve receber muitos visitantes por causa do Mossoró Cidade Junina, que acontece de 7 a 29 de junho, a população também precisa ficar atenta e estar imunizada.

Com a proximidade da Copa do Mundo é importante que as pessoas procurem atualizar o calendário de vacinas, já que durante o evento o Brasil vai receber pessoas de diversos países. Com os turistas e as consequentes aglomerações de pessoas, surge também o risco de proliferação de doenças.

Como Mossoró fica entre duas cidades-sedes, Natal e Fortaleza, e também deve receber muitos visitantes por causa do Mossoró Cidade Junina, que acontece de 7 a 29 de junho, a população também precisa ficar atenta e estar imunizada. Mas a procura por imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) praticamente não existe.

Na UBS José Leão, no bairro Alto da Conceição, a técnica de enfermagem responsável pelas vacinas, Núbia Souza, conta que ninguém tem procurado a unidade para verificar a caderneta de vacinação. “Só procuram a vacina quando é para entrar em alguma firma. Aí vem, toma e não volta para tomar as outras doses. Hoje mesmo chegou um rapaz que tomou a vacina contra o tétano em fevereiro do ano passado, não voltou pra tomar as doses de reforço. Se não tomar as três, a validade fica perdida”, explica.

Núbia ressalta que a imunização contra o tétano, por exemplo, é muito importante. “Em caso de acidente a primeira coisa que o médico pergunta é se está vacinado contra o tétano. Agora vai vir muita gente de fora, a orientação é procurar uma unidade para ver se está com tudo atualizado. Mesmo assim as pessoas não dão valor”, diz.

Manter o cartão de vacinas em dias é importante, tanto para crianças como também para os adultos, principalmente para as pessoas que ficarão expostas em aglomerações. Na população adulta, as principais vacinas protegem contra doenças como rubéola, sarampo, caxumba, Influenza e pneumonia.

A técnica de enfermagem conta que a população adulta, por enquanto, tem procurado apenas a imunização contra a gripe. A vacinação contra a influenza foi encerrada na semana passada em Mossoró, mas as unidades que ainda têm doses continuarão atendendo até acabar o estoque.

Fonte: https://gazetadooeste.com.br/calendario-de-vacinacao-atualizado-e-importante-tambem-para-adultos/

 

APLICATIVO

Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou o aplicativo Saúde na Copa. Através dele, os torcedores poderão ajudar a mapear ocorrências de sintomas similares em uma determinada localidade. A partir das informações o Governo poderá tomar as providências necessárias para proteger a população.