UBS do Alto São Manoel estava sem médicos há cerca de três meses. Com a chegada da médica cubana, os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. Em cada horário são distribuídas 20 fichas.
A população mossoroense tem aceitado bem a vinda dos médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Leão, no bairro Alto de São Manoel, a médica Zuzel Ramos Rodriguez começou a atender aos pacientes na quinta-feira passada, 29/05, mas as pessoas já aprovam a nova profissional da unidade.
Cláudia Menezes esperava para ser atendida pela primeira vez por um médico estrangeiro. “Acredito que vai ser um pouco difícil ela me entender, mas acho que vai melhorar o atendimento, principalmente depois que os cubanos se acostumarem com o português”, diz. Carlos Pereira aguardava para pegar uma receita para a mãe que toma remédio controlado. “Como os médicos daqui não querem, eu acho que vai melhorar muito com os cubanos. Minha mãe veio se consultar na semana passada e saiu muito satisfeita, falou que é muito bom”, afirma.
Segundo a diretora da UBS, Denise Martins, a unidade estava sem médicos há cerca de três meses. Com a chegada da médica cubana, os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. Em cada horário são distribuídas 20 fichas. “Ainda está muito recente, mas, pelo que ouvimos das pessoas que vieram na semana passada, elas estão aprovando”, ressalta.
A médica Zuzel Ramos Rodriguez conta que os pacientes têm sido muito compreensivos com o trabalho dela e com um pouco da mistura do português com o espanhol, o “portunhol”. “Quando não entendo peço para falar devagar novamente, eles também pedem para repetir quando não entendem”, diz.
Antes de vir para o Brasil, Zuzel trabalhou quatro anos na Venezuela e dois anos na Guatemala. “É muito pouco tempo, estou aqui apenas há quase dois meses. No Brasil é uma língua nova para nós”, fala. No entanto, ela ressalta que a cultura do país é muito parecida com a de Cuba e que veio há Mossoró com o objetivo de ajudar na saúde da população mais carente.
As Unidades Básicas de Saúde de Mossoró receberam 14 profissionais cubanos e mais um brasileiro através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
Os médicos cubanos devem atuar durante três anos no município, sempre no Programa Saúde da Família (PSF). O contrato poderá ser prorrogado por mais três anos, decisão que depende do governo de Cuba.
Fonte: https://gazetadooeste.com.br/populacao-aprova-atendimento-de-cubanos/