O vereador Francisco Carlos (PV) foi eleito para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Mossoró até o final deste ano. O período atípico é fruto da necessidade da realização de um mandato-tampão para preencher o que seria o último semestre na presidência do vereador Francisco José Jr., eleito prefeito de Mossoró.
Francisco Carlos concorreu com o colega Genivan Vale (Pros), sendo eleito com o dobro de votos. Votaram no novo presidente da Câmara os vereadores Jório Nogueira (PSD), Nacizio Silva (PTB), Ricardo de Dodoca (PTB), Genilson Alves (PTN), Soldado Jadson (Solidariedade), Cícera Nogueira (PSB), Celso Lanches (PV), Alex do Frango (PV), Tassyo Mardonny (PSDB), Claudionor dos Santos (PMDB), Manoel Bezerra (DEM), Tomaz Neto (PDT) e Flávio Tácito (DEM), além do próprio Francisco Carlos. Já em Genivan Vale votaram os vereadores Lucélio Guilherme (PTB), Heró Alves (PT do B), Vingt-un Rosado (PSB), Lahyre Neto (PSB), Izabel Montenegro (PMDB), Alex Moacir (PMDB), além do próprio Genivan Vale. Além dele, os vereadores Heró Alves e Manoel Bezerra eram candidatos, porém, ambos retiraram suas candidaturas em virtude de acordos com os colegas.
Durante o pleito, imperou a visão de que ambos os candidatos eram qualificados para assumir à presidência. "A Câmara chega à eleição com duas pessoas qualificadíssimas", disse Alex Moacir, demonstrando entendimento similar ao de Tomaz Neto, o qual declarou que "todos os colegas estão preparados para dirigir esta Casa".
O novo presidente da Câmara agradeceu a todos os vereadores que acreditaram na competência de sua chapa. Para o edil, a eleição "foi um processo natural, normal dentro de qualquer parlamento (...) houve respeito, houve limites", disse Francisco Carlos. Antecipando como deseja trabalhar no novo cargo, o vereador afirmou que "gostaria de dar atenção e respeito a tudo aquilo que é merecido pelos vereadores de Mossoró, independente de partido" declarou, cumprimentando, em seguida, Izabel Montenegro e Lahyre Neto, destacando a vocação política deste último. O presidente da Câmara também esclareceu que irá "procurar engrandecer a Casa Legislativa de Mossoró", buscando, para isso, estabelecer uma respeitosa parceria com a prefeitura. Francisco Carlos também agradeceu ao colega de partido Alex do Frango, o qual, segundo o presidente da Câmara, durante o processo de formulação do pleito "com muita grandeza, abriu mão de sua postulação, apesar de ter todas as chances necessárias de ser candidato".
As expectativas da Câmara quanto à atuação de seu novo presidente foram externadas por Izabel Montenegro, que declarou ao presidente que "dos nomes da situação, vossa excelência reúne a competência para gerir este Poder Legislativo", disse a edil. O entendimento foi compartilhado pelo vereador Genilson Alves, o qual qualificou o novo presidente da Câmara como "um vereador altamente preparado para ocupar o cargo".
Genilson Alves também foi eleito. O vereador irá assumir o cargo de Terceiro Secretário da Casa por ter obtido mais votos que a vereadora Izabel Montenegro. Já Heró Alves foi eleito como o Primeiro Secretário da Câmara.
O vereador Nacizio Silva mostrou-se satisfeito com o resultado da eleição, declarando que, a partir desse, "poderemos, sem dúvida nenhuma, valorizar cada vez mais o trabalho desta Casa", disse. Diante do resultado, Lahyre Rosado defendeu que "o presidente precisa mediar deixando de lado qualquer posição de superioridade", disse o edil, declarando também "torcer para que a gente possa continuar vendo na Câmara o respeito aos vereadores", conforme afirmou.
O resultado da eleição para a presidência da Câmara não foi surpreendente para o candidato derrotado, Genivan Vale. O edil declarou: "Gostaria de agradecer a todos que nos estimularam nessa candidatura, mesmo sabendo que nós não tínhamos chance alguma, pois sabemos o quanto é difícil lutar contra a máquina pública (...) mas em nome da verdadeira amizade, a mantivemos". Genivan Vale fez questão de parabenizar a Francisco Carlos, desejando que este possa continuar o bom trabalho de Alex Moacir.
Alex Moacir se despede da presidência do Legislativo
O vereador Alex Moacir (PMDB)destaca sua passagem pelo comando da Casa por seis meses de interinidade.
Em seu discurso de despedida da presidência, Alex Moacir destacou as ações que viabilizou na condição de presidente da Câmara, citando a melhoria dos equipamentos e a compra de novos móveis para diversos setores da Câmara, como a Secretaria Legislativa, Recursos Humanos, Contabilidade e do próprio plenário da Casa. A convocação da maioria dos concursados ainda não nomeados do último concurso público promovido pela Câmara, em 2012, foi outra ação destacada por Alex Moacir, junto com a resolução de pendências financeiras da Câmara.
"Entrego a Casa sem nenhuma conta, com todos seus impostos pagos", afirmou Alex Moacir, declarando ter sanado todas as dívidas da Câmara com fornecedores, à exceção daqueles que não apresentaram os documentos necessários para tal. O vereador lembrou que, ainda assim, deixou os cofres da Câmara com mais de R$ 255.000.
O vereador destacou os convênios realizados durante seu trabalho na presidência. Nesse período, foram realizadas parcerias com o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (Icop) para a realização de um resgate biográfico dos patronos da história de Mossoró; com a Uern para que seus alunos do curso de História tivessem acesso à história das leis do município; com a OAB para a realização de ações de cidadania nos bairros mossoroenses.
"Quero agradecer a todos os servidores da Casa", declarou, ainda, Alex Moacir, defendendo ter sempre buscado a melhoria das condições de trabalho para esses servidores. O edil, pouco antes de reassumir a vice-presidência da Casa, disse: "Irei ajudar quem estiver na cadeira de presidente".
Para o vereador Ricardo de Dodoca (PTB), a atuação de Alex Moacir na presidência "marcou uma época", segundo disse. Este período, de acordo com o Soldado Jadson (Solidariedade), foi caracterizado pela "maneira serena e equilibrada pela qual foram conduzidos os trabalhos da Câmara Municipal de Mossoró", conforme disse o vereador. A maneira pela qual o agora ex-presidente da Câmara conduziu os trabalhos da Casa foi também parabenizada por diversos colegas. O vereador Nacizio Silva (PTN) parabenizou o colega "pela postura equilibrada, pelo zelo", segundo disse, seguindo um posicionamento similar ao do edil Lahyre Neto (PSB), o qual destacou a "forma conciliadora" da atuação de Alex Moacir.
Este, segundo o vereador Jório Nogueira (PSD), "abriu as portas para a transparência, a exemplo de nosso colega que deixou a Casa e hoje é prefeito de Mossoró", disse o edil. De forma similar, o vereador Genivan Vale (Pros) deu para Alex Moacir "parabéns pela transparência e correção com o dinheiro público", conforme afirmou, ressaltando que, na eleição passada para a presidência da Câmara, pretendia votar em Alex Moacir, o que não ocorreu devido à escolha do próprio Alex Moacir por participar da composição de outra chapa. Já a vereadora Izabel Montenegro destacou que Alex Moacir "corrigiu o atraso que havia na Previ", conforme disse, declarando ainda seu desejo de "que o próximo presidente possa se espelhar no exemplo que vossa excelência deixa".
O vereador Tomaz Neto (PDT), por sua vez, pediu que fosse aclarada a situação real que Alex Moacir encontrou quando assumiu a presidência. Tomaz Neto fez referência à dívida existente com a Previ à época. "Vossa excelência deve ter operado milagre", disse Tomaz Neto, referindo-se aos pagamentos realizados buscando sanar a dívida em questão. Tomaz Neto ainda parabenizou Alex Moacir por, na presidência deste, terem sidos pagos rigorosamente o décimo terceiro salário e o terço de férias aos funcionários de cargo de confiança da Câmara.
Fonte: https://omossoroense.uol.com.br/index.php/o-jornal/politica-mobile/64916-francisco-carlos-eleito-novo-presidente-da-camara-municipal